Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO:Estima-se a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2019, sendo grande parte deles evitáveis, por serem associados a estilo de vida e fatores ambientais. Comportamentos adquiridos na infância e adolescência podem determinar a saúde do adulto, visto que as escolhas no início da vida, tais como consumo de tabaco e álcool, uso de preservativo, entre outros, influenciam sua saúde ao longo dos anos seguintes, tornando-o mais ou menos propenso ao desenvolvimento da doença. Assim, a atividade de Jogos da Prevenção do Câncer traz uma proposta de promoção da saúde por meio da educação, a partir da interação entre alunos, professores e profissionais da saúde, promovendo de maneira lúdica a construção do conhecimento para melhor qualidade de vida.
OBJETIVOS:Promoção da saúde, qualidade de vida, mudança de hábitos e diminuição da exposição a fatores de riscos para câncer.METODOLOGIA:Inicialmente, realizou-se uma roda de conversa, na qual hábitos de vida dos participantes foram questionados e informações sobre o câncer e suas formas de prevenção, abordadas para contextualização. Conjuntamente, um Quiz sobre fatores de risco, com mitos e verdades, foi aplicado. Em seguida, os alunos participaram de um jogo de tabuleiro de chão, construído com material reciclável, a fim de consolidar as informações de maneira lúdica. A intervenção ocorreu primeiramente em uma escola na cidade de Viamão e, posteriormente, no Congresso do Hospital Santa Rita 2018 onde foram recebidos professores e alunos de 15 escolas públicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:Obteve-se grande aceitação, tanto pelos professores quanto pelos alunos, que unanimemente avaliaram a atividade como positiva e com alto nível de aprendizagem. Relatos dos alunos mostraram que a forma interativa os instiga à participação, diferentemente de aulas unicamente expositivas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A grande receptividade dos alunos expõe a viabilidade da realização das atividades propostas, abrindo oportunidades para o crescimento do projeto, a fim de alcançar um número cada vez maior de estudantes e promover sua saúde e bem-estar. Tais atividades visam à prevenção do câncer e a minimização de fatores predisponentes a tal doença no dia a dia dos participantes.