Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa Doutores-Palhaços da UFCSPA existe como projeto de Extensão da Universidade desde 2012, quando começou a se capacitar doutores-palhaços para atuação nos hospitais vinculados. As capacitações têm duração de um semestre, semanalmente, e passaram a acontecer uma vez por ano desde 2015.OBJETIVOS: Entender como o processo de capacitar doutores-palhaços se correlaciona com a vivência na docência através da visão de um capacitador do semestre 2017/1.METODOLOGIA: A capacitação dos futuros doutores-palhaços selecionados de 2017 foi ministrada por um grupo de cinco pessoas para 21 alunos. As dinâmicas foram planejadas antecipadamente e eram adaptadas conforme análise subjetiva da necessidade da turma. Cada uma era ministrada por um dos capacitadores por vez, enquanto os outros observavam e registravam as reações dos capacitados. Após cada aula em que se notava alguma limitação de um deles, fazia-se um momento de orientação individual, com posterior avaliação e retorno positivo ou negativo nas aulas seguintes.RESULTADOS E CONCLUSÕES: Entende-se que capacitar doutores-palhaços contribua para a prática docente porque leva em consideração a aprendizagem do ponto de vista de quem aprende. Além disso, ao partir de pilares como a conexão com os capacitados e entre os próprios capacitadores, contrói-se um ambiente de confiança para o ensino. Aplicando essa ótica ao âmbito acadêmico, obtém-se o que se considera ideal: uma forma ativa de busca de conhecimento em que o professor funcione como um auxiliador, mas que sempre, de forma empática, centralize-a no ponto de vista do aluno, compreendendo suas demandas e suas limitações em dado momento, em detrimento do seguimento de cronogramas rígidos e verticalizados. Um capacitador de doutores-palhaços, obrigado a seguir tais preceitos para conseguir seus objetivos, seria capaz, idealmente, de compreender a realidade do meio docente com maior facilidade e de ter mais êxito nesta tendo feito parte dessa experiência.