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DESENVOLVIMENTO DE DIFERENCIAL ELETRÔNICO PARA VEICULO ELÉTRICO MULTITRAÇÃO
Última alteração: 10-09-2018
Resumo
Este artigo tem como finalidade estudar e analisar um diferencial eletrônico para aplicação em um veículo elétrico solar que tenha uma eficiência energética para transitar em meios urbanos, que está sendo desenvolvido na Universidade Luterana do Brasil, pela equipe Solartech com apoio de empresas privadas patrocinadoras e incentivadoras de novas ideias, novas tecnologias.Este estudo se concentra no desenvolvimento de um veículo elétrico com tração dianteira e motores acoplados diretamente nas rodas, sendo um veículo de passeio elétrico com painéis fotovoltaicos acoplados nas áreas fisicamente aplicáveis externamente do carro.Ao contrário dos veículos com motores a combustão interna, que necessitam que haja um sistema de transmissão e diferenciais mecânicos para o movimento, veículos elétricos tem a possibilidade de instalação diretamente no cubo da roda, sendo assim possível eliminar perdas mecânicas geradas por atritos mecânicos nas peças, diminuição do peso, podendo gerar uma força adicional ao veículo e aumentando a eficiência elétrica do veículo.Para controle iremos utilizar uma combinação de sensores yaw rate (giroscópio) e do estudo de side-slip (deslizamento aerodinâmico, usado na aviação), através de um controlador de movimento que será desenvolvido, que usará essas duas informações juntamente com um microprocessador que fará a leitura a cada certo tempo e fará um ajuste na tração.Serão usados softwares para desenvolvimento de simulações de controle e de funcionamento, a fim de garantir que o mesmo funcione com menores erros e que seu desenvolvimento possa ser aplicado a plataforma do veiculo sem que possa causar danos, problemas ou acidentes a estrutura do veiculo ou aos seus passageiros, seguindo sempre as normas aplicadas pela Federação Internacional de Automobilismo (Fédération Internationale de l’Automobile) e outras normas de segurança do pais.