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ANALISE DE UMA SUSPENSÃO DUPLO A PARA UM VEÍCULO ELÉTRICO SOLAR
Miguel Afonso Flach, Agnaldo Rosso, Davidi Guilherme Flach Taborda, Renan Chiesa Weingärtner, Anelise Prado, Rodrigo Gomes Oliveira, Jeferson Weisheimer, Andrey Cardoso de Melos

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


Este artigo tem como por objetivo analisar e estudar um sistema de suspensão para um veículo elétrico solar, que está sendo desenvolvido na universidade luterana do Brasil (ULBRA), sendo esta uma suspensão independente de braços sobrepostos e barra estabilizadora que possuam alternativas de ajustes para estudo de determinadas situações de trabalho.O estudo da suspensão é crucial para determinar o comportamento do veículo em determinadas situação de trabalho como em curva, com carga, sem carga, em percurso reto e sinuoso, trecho com desnível de terreno.Com auxílio de alguns softwares dedicados como (CarSim, MSC ADAMS, ANSYS e Solidworks), para a construção de peças e para analise dinâmica da suspensão pode se ter ciência de seu funcionamento antes de sua construção podendo assim analisar e corrigir determinados trabalhos que não sejam desejáveis para seu correto funcionamento.Aonde são analisados o centro instantâneo de giro (CI), centro de rolagem (CR), Caster, Camber, Offset, Ângulo de Inclinação do Pino Mestre para princípios para sua construção, analise de grau de mergulho que o veículo pode vir a ter em frenagem e aceleração.A suspensão tem como princípio básico, interligar o veículo ao solo e mantê-lo na superfície mantendo segurança, estabilidade, controle do piloto sobre o veículo.O estudo do conjunto de suspensão deve-se levar em conta a análise de estudo estática e estudo dinâmico, deve-se ter noção do comportamento da suspensão compreendo e analisando as forças verticais e longitudinais que são aplicadas ao veículo, aonde o a suspensão fica encarregada em uma curva transferir a carga aplicada na roda externa de uma curva para roda interna, levando em conta que possui algumas variáveis.Fatores que podem influenciar no seu comportamento como peso distribuído no veículo, peso da suspensão, peso das rodas e pneu, com alguns dados pode-se se estimar para um esboço como se comportara.

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