Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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DESAFIOS E PERSPECTIVA NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO VALE DO SINOS
Fernanda Vargas e Silva, Paula Walter Kottwitz

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Este trabalho tem como objetivo partilhar os avanços e desafios enfrentados desde o início do projeto extensionista Ferramentas e Interações para o Ensino das Ciências Exatas, que faz parte do programa de Extensão Ciências e Tecnologias na Educação Básica, da Universidade Feevale em Novo Hamburgo, RS. As atividades extensionistas do projeto têm o intuito de fomentar o gosto pelas engenharias por meio de atividades diversificadas que apresentam a Física, a Química e a Matemática de forma contextualizada, e assim que os estudantes tenham outro olhar a respeito desta área. Já foram elaboradas diversas oficinas para alunos e professores, com formatos variados. Na área de Ciências o projeto apresenta as oficinas: Os cinco sentidos, Pluviômetro, repelente caseiro contra Aedes Aegypti, Densidade dos metais, Ácidos e bases no dia a dia e Química nos computadores. Para a Matemática, as oficinas apresentadas são: Jogo da tabuada, Dominó das frações, Tangram, Geometria do Origami, Torre de Hanói, Triângulo Aritmético, Sequência de Fibonacci, Razão Áurea, Obras do Escher, Geometria Espacial: usando canudinhos, linha e agulha e Uso do Geogebra para pensar a Matemática; Já para a área de robótica são duas oficinas: Kit Lego Mindstorm NXT, voltada para alunos dos anos finais de ensino básico e nas três series do ensino médio; já para professores, utiliza-se a plataforma Arduino, através do uso do kit de robótica Criatecno CT100. Cada uma das oficinas envolve atividades que contextualizam a Física, a Química e a Matemática, de forma vinculada a temas transversais, como a problemático sócio ambiental. 1 Paula Walter Kottwitz, Acadêmica da Universidade Feevale, 0083320@feevale.br. 2Fernanda Vargas E Silva, Docente da Universidade Feevale, fernandavargas@feevale.br. A principal meta das oficinas é contribuir com o ensino das ciências exatas, tornando o aprendizado mais significativo. Até o presente momento, atingiu-se quase 300 beneficiários, entre professores e alunos da região do vale do Sinos. Sabe-se que ainda há um longo caminho a percorrer para que consigamos melhorar os índices de compreensão de conceitos de ciências exatas, e, dessa forma, aprimorar o desenvolvimento. Assim, o projeto Ferramentas e Interações para o Ensino das Ciências Exatas cumpre seus objetivos, apresentando novas maneiras de pensar, para que os alunos aprendam os conceitos de maneira mais lúdica, aprimorando sempre mais o processo de ensino/aprendizagem.

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