Última alteração: 10-09-2018
Resumo
recursos do laboratório. Favorecendo a junção do conhecimento matemático com o conhecimento pedagógico. Assim, é esperado que o projeto de extensão Lema Móvel possa contribuir não só com a formação inicial de professores de matemática mas também com a construção da aprendizagem matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de matemática do ensino básico.
INTRODUÇÃO
Dentro do currículo escolar básico a matemática é uma das disciplinas com maior índice de reprovação. Culturalmente é uma disciplina temida pelos alunos por causa da crença de ser difícil e pouco acessível, isso acaba aumentando o seu grau de complexidade.
Uma das causas está no fato de que entre o conhecimento físico (visível, palpável, concreto) e o conhecimento matemático (relações que o indivíduo constrói) existe um processo a ser vivenciado. Muitos dos processos que são necessários para a construção do raciocínio lógico matemático não são vivenciados pelos alunos nas escolas de educação básica por falta de materiais ou de conhecimentos das possibilidades e potencialidades do seu uso. Este cenário nos faz perceber a importância da presença de materiais de ensino matemático no ensino superior. Os futuros professores de matemática devem ter à disposição materiais lúdico-manipulativos desde o início da sua formação. O projeto de ensino Lema - Laboratório de educação matemática, do IFRS campus canoas, surge a partir dessa necessidade.
Segundo Lorenzato (2006, p.7), o laboratório é um lugar propício para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensamento matemático, é um espaço para facilitar tanto ao aluno como o professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, enfim, aprender, e principalmente aprender a aprender. Os alunos da licenciatura em matemática, desde o início do seu curso tem acesso a materiais concretos que facilitam o aprendizado matemático. O laboratório conta com uma variedade de recursos didáticos e desenvolve propostas pedagógicas para o uso das mesmas.
Desde 2016 o Lema é tem sido de grande importância tanto para dar suporte aos alunos da Licenciatura em Matemática quanto para as atividades de ensino e extensão desenvolvida pelos docentes do curso. Percebendo a importância de um Laboratório de Matemática em uma instituição de ensino, no intuito de levar o Lema para outras escolas na comunidade, nasceu o projeto de extensão Lema Móvel - Laboratório de Educação Matemática Móvel. O objetivo geral do projeto de extensão Lema Móvel é de incentivar o uso de práticas para o ensino e a aprendizagem de matemática que favoreçam a construção do conhecimento em lugar da absorção de conhecimentos. Além disso, o projeto também busca a articulação das disciplinas de formação pedagógica e formação matemática.
O projeto Lema Móvel tem parceria com escolas da comunidade, portanto os alunos do curso de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de elaborar propostas didáticas e colocar em prática. Essas práticas de ensino são realizadas nas salas de aula da educação básica e com o auxílio e supervisão de uma professor responsável, podendo contar com todo o apoio material disponível dentro do laboratório de matemática.
Essa ideia de indissociabilidade da prática pedagógica com a teoria matemática está de acordo com um dos princípios fundamentais para a formação dos professores. As novas diretrizes curriculares publicadas pela Resolução CNE no 2/2015, apontam para “a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (BRASIL, 2015, p.4).
METODOLOGIA
Em primeiro lugar, foi elaborada uma lista de escolas da comunidade em que o IFRS Campus Canoas está inserido. As bolsistas do projeto elaboraram um questionário que foi enviado para as escolas interessadas em participar do projeto. Neste questionário, o professor responsável e interessados forneceu informações a respeito de assuntos matemáticos em que os alunos possuem maior carência.
A partir desta informação é feita uma pesquisa entre os alunos da Licenciatura com a intenção de encontrar estudantes interessados em construir uma proposta didáctica sobre o assunto escolhido pela escola da comunidade. A escola da comunidade escolhe o dia e o horário, escolhe também se prefere que o projeto visite a escola na data escolhida ou se a escola gostaria de visitar o laboratório no campus.
Para avaliação da prática, utiliza-se de questionários que são aplicados e avaliados pelo professor responsável pela prática e pelos discentes que construíram com a construção e aplicação da mesma. Pretende-se atender, pelo menos, uma escola por mês durante o ano letivo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tendo em vista que o projeto teve início em maio, ainda não dispomos de dados para compor resultados e discussões, mas estamos otimistas quanto às possibilidades do projeto e os alunos da licenciatura em matemática que vão desenvolver as práticas já se voluntariaram para participar.
Apesar disso, alguns dos objetivos já estão sendo alcançados, a saber o de incentivar o uso de práticas para o ensino e a aprendizagem de matemática que favoreçam a construção em lugar da absorção de conhecimentos, a articulação entre a teoria e a prática promovendo uma real aplicação das teorias desenvolvidas e a instrumentalização dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com metodologias de ensino alternativas a partir dos materiais disponíveis. Destacamos também o subsídio aos professores da educação básica através da construção e divulgação de propostas pedagógicas elaboradas no projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Acreditamos, que a socialização dos projetos LEMA e LEMA Móvel seja indispensável para a socialização e exercício da prática pedagógica para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas. Esse exercício pedagógico pode contribuir para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica com a disciplina de matemática e também contribuirá para a formação de educadores matemáticos e não só de professores.