Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O ESTIGMA EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Dileã da Silva Schumacher, Ingrid Francke

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O estigma em saúde mental é extremamente prejudicial para a sociedade, especialmente por desestimular a busca pela ajuda, por causa do medo de serem rotuladas. A falta de informação reforça atitudes de preconceito e de discriminação, com isso, a educação em saúde mental surge como uma possibilidade para a compreensão e diferenciação entre os estados de normalidade e os transtornos. A Saúde Mental é uma condição que se estende muito além da simples ausência de transtornos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela corresponde a um estado de completo bem-estar físico, mental e social no qual o indivíduo se sente bem consigo mesmo e nas relações com os outros, é capaz de administrar as emoções e a própria vida, lida de forma positiva com as adversidades, reconhece seus limites e busca ajuda quando necessário. O transtorno mental muda muitos aspectos da vida de uma pessoa, fazendo com que ela tenha dificuldades na sua interação social. Como as doenças que afetam outras partes do corpo os transtornos mentais são tratáveis e quanto mais cedo as pessoas receberem tratamento e apoio adequado, melhores serão os resultados. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da educação em saúde mental no contexto escolar. Para este estudo utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica dos últimos anos. Dados epidemiológicos brasileiros apontam que 10 a 12% das crianças e adolescente apresentam algum transtorno mental. Esta elevada prevalência é considerada a mais prejudicial entre todos os problemas médicos na população entre os 10 aos 24 anos. Deste modo, as escolas são mais acessíveis à população que os serviços de saúde mental favorecendo a realização de intervenções com menos estigma para alunos e familiares. A escola é um local privilegiado para tratar de Saúde Mental, é um local estratégico para prevenção de transtornos mentais evitáveis, para aplicação de políticas públicas em Saúde Mental, porque a escola é o local onde todas as crianças e adolescentes vão com frequência. A lei de diretrizes e bases da Educação Nacional coloca a saúde como tema transversal em todas as disciplinas, portanto, a escola além do espaço de aprendizagem de conteúdos também o local de aprendizado socioemocional com isso, é o local de auto conhecimento, consciência social, tomada de decisão responsável viabilidade de relacionamentos e autocontrole estrutural. Programas de capacitação profissional em Saúde Mental para professores e de Aprendizagem Socioemocional promovem recursos pessoais ao estimularem um ambiente que valoriza e motiva as pessoas para o estabelecimento de relações emocionalmente positivas. Somente com o conhecimento de qualidade poderemos combater o estigma relacionado à saúde da mente. Uma abordagem preventiva e precoce beneficia a todos, tendo em vista que, a maioria dos transtornos mentais tem início na adolescência. Intervenções precoces são estratégicas ao favorecer a identificação precoce de problemas e transtornos.

Palavras-chave: Saúde mental; Estigma; Contexto Escolar.


Texto completo: POSTER