Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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A DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL NA AÇÃO PEDAGÓGICA: MULTIPLICANDO BOAS IDÉIAS
Mara Lúcia Salazar Machado, Juliana Gonçalves Lacerda, Lenise Ghiorzi Corrêa

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


A formação acadêmica centrada na tríade extensão, ensino e pesquisa oportuniza um somatório de vivências, experiências e construção de conhecimentos que fazem a diferença quando o egresso chega ao mercado de trabalho. Desde dois mil e dezessete participamos do curso de extensão, na modalidade EaD, intitulado ‘A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica’. A metodologia do projeto está organizada em módulos: o módulo I, escolhemos a temática diversidade e deficiência, momento de leituras, reflexões e construções teóricas acerca da educação especial na perspectiva da inclusão. O módulo II oportunizou a construção do recurso didático juntamente com o respectivo manual descritivo de aplicação. Por fim, o módulo III culminou com a aplicação da oficina em nossas comunidades. Todo processo foi acompanhado através do ambiente virtual de aprendizagem, NetAula, espaço destinado ao embasamento teórico e interações no momento da elaboração do recurso didático. Neste ano, o desafio foi maior, pois nos tornamos multiplicadores do projeto que destina-se a acadêmicos do curso de Pedagogia do Polo de Canoas e profissionais da Educação Infantil da Escola Municipal Vó Enedina, no município de Nova Santa Rita. Os passos metodológicos da oficina seguirão as etapas: (1) apresentação do projeto de extensão ‘A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica’; (2) pressupostos teóricos para intervir pedagogicamente com alunos que apresentam deficiência intelectual; (3) construção de recurso didático e manual de aplicação para trabalhar com competências e habilidades de crianças em inclusão; (4) Considerações finais sobre a proposta realizada. Os resultados parciais encontrados neste desafio indicam uma necessidade muito grande de aceitação à proposta por parte dos cursistas que buscam instrumentalizar-se para ensinar alunos com deficiência intelectual. Também acrescenta-se a estes resultados, a satisfação e o desafio de ser multiplicadora de um projeto que defende o direito à educação a todos os alunos matriculados.

Palavras-chave: Diversidade. Deficiência Intelectual. Multiplicação.



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