Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta um projeto de extensão comunitária desenvolvido no Curso de Psicologia da ULBRA/Santa Maria, que iniciou no primeiro semestre do ano de 2018. O projeto, NEG – Núcleo de Estudos em Gênero trata-se de um espaço articulador das questões de gênero enquanto teoria e prática. Assim, objetiva-se apresentar um dispositivo construído, nomeado como: NEG (EN)CENA, que visa a construção de espaços na universidade para realização de rodas de conversa, mediadas pela exibições de filmes e documentários, como vias de produção do conhecimento e acesso a comunidade acadêmica. METODOLOGIA: Os encontros para estudo e planejamento das intervenções ocorrem semanalmente. O NEG (EN)CENA será implementado em três encontros previstos para o segundo semestre de 2018, nos meses de setembro, outubro e novembro. Estes ocorrerão no formato de rodas de conversa, mediados por convidados externos, militantes, pesquisadores científicos e profissionais, e serão articulados por filmes ou documentários. Os temas escolhidos pelos membros foram: Transexualidade e Políticas Públicas; Feminismo e Saúde; Masculinidades; RESULTADOS E DISCUSSÃO: O dispositivo trata-se de uma construção acadêmica, alicerçada no interesse dos alunos inscritos no projeto, que apontam suas demandas e inquietações no campo do gênero. Destaca-se a importância da psicologia relacionar-se diretamente com esta temática, tendo em vista, sua implicação com a subjetividade em seu caráter sócio-histórico, no estudo das relações humanas, da promoção de saúde e garantia dos direitos humanos. Entende-se que é fundamental construir espaços de garantia e promoção da pluralidade democrática, de modo a respeitar e promover a singularidade. Assim, operar um espaço para fala, a partir de discussões teóricas, troca de saberes e intervenção comunitária também é operar em um deslocamento de significações estabelecidas historicamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção do dispositivo, é resultado de uma primeira etapa desenvolvida pelo projeto de extensão comunitária, que apresenta a articulação entre os membros participantes para alcançar a comunidade acadêmica. Conclui-se, que este espaço de trocas e construção do conhecimento, contextualizando fenômenos sociais, políticos e humanos, é fundamental para formação profissional.