Última alteração: 10-09-2019
Resumo
Ações de Educação Permanente em Saúde são potencializadoras às mudanças nos processos de trabalho, transformando o exercício profissional a partir da problematização de questões da própria prática (Figueiredo, 2014). Esse relato dar-se-á sobre a constituição de um portfólio para subsidiar as vivências profissionais das equipes de Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde (US) União situada na Mathias Velho em Canoas/RS em 2019.1. Trata-se de ações educativas que objetivam qualificar as intervenções realizadas pelas equipes de ESF dessa US, no atendimento à população usuária na área adstrita. Esse processo de trabalho realizado pelas residentes do 1º ano do Serviço Social na respectiva Unidade de Saúde prevê a sistematização de um portfólio que consiste em um somatório de documentos, folders, informações dos serviços disponíveis na rede intersetorial com o objetivo de qualificar as orientações prestadas pelas ESF´s aos usuários do SUS. O ponto de partida foi uma análise situacional com relação aos desafios e dificuldades narradas pelas sete equipes de ESF lotadas nesta US e a partir disso nas reuniões de apoio matricial foram entregues os portfólios e explicada a sua intencionalidade. Ou seja, disporem dessas informações no atendimento aos usuários, visto que ainda desconheciam os objetivos de determinadas instituições, programas e projetos sociais versus público assistido. Os feedbacks obtidos foram positivos, uma vez que as coordenações destas equipes validaram a ação educativa e se comprometeram a multiplicar tais dados nas reuniões de rotina. Consideramos exitosa essa ação educativa por estar ancorada na reflexão crítica, respeitando as práticas reais destes profissionais na articulação com a rede de serviços.