Última alteração: 10-09-2019
Resumo
Relatar-se-á a experiência da promoção de atividades de Educação Permanente em Saúde (EPS), realizadas pela residente do Serviço Social, sob orientação da tutora de núcleo no quadrante Sudoeste do município de Canoas/RS. Apesar da reconhecida importância da EPS na qualificação dos processos de trabalho das equipes de saúde, a sua aplicabilidade no cotidiano somente será possível se as temáticas emergirem dos/as participantes, o que torna fundamental a oferta de ações de EPS condizentes a realidade de trabalho, estendendo esse conhecimento à população atendida. Diante disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), haja vista o acompanhamento sistemático às famílias adstritas, foram o público alvo para execução da EPS. Os objetivos voltaram-se a atualizar informações atinentes a Atenção Primária à Saúde (APS) e propiciar a sua aplicabilidade; promover a autonomia para o enfrentamento das dificuldades encontradas na execução de suas funções; e qualificar o atendimento às necessidades de saúde da população. Para o seu desenvolvimento, primeiramente, realizou-se um levantamento de temas do seu interesse e, após, foram promovidos 9 encontros para sua abordagem, no período compreendido entre dezembro de 2018 a abril de 2019, que tiveram como produto final um Portfólio de Saberes. Percebem-se resultados positivos, uma vez que a avaliação dos participantes foi unanimemente classificada como “Excelente”, recebendo como sugestão a sua continuidade e elogios quanto a didática escolhida. Deste modo, a organização de espaços de EPS constituiu-se estratégia metodológica de qualificação das práticas assistenciais, além de incidir no fortalecimento do controle social da população assistida, pois se familiarizam com os assuntos tratados. Assim, qualifica-se a socialização dos conhecimentos e o acesso à informação, o que caracteriza a experiência potencializadora, sugerindo a sua ampliação às outras unidades de saúde.
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde. Processo de trabalho. Serviço Social.