Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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HÁBITOS POSTURAIS E NÍVEL DE DOR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM CANOAS- RS.
Thayna Cardoso Miranda, Lidiane Requia Alli-Feldmann, José Leonardo Faustini Pereira

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução:Os distúrbios do sistema musculoesquelético advindos da má postura são cada vez mais frequentes e comuns. A dor é uma das queixas mais comuns entre os indivíduos que procuram atendimento nos serviços de saúde. Objetivo:Avaliar os hábitos posturais e o nível de dor de alunos da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola estadual em Canoas-RS. Metodologia:Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Práticas Multidisciplinares em Saúde. A avaliação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Charlier, localizada em Canoas-RS. A amostra contou com 65 estudantes, distribuídos em quatro turmas, sendo elas duas de segundos anos e duas de terceiros anos do EJA, do turno da noite. Cada turma recebeu os questionários separadamente e cada aluno respondeu de modo individual. O questionário foi desenvolvido pela pesquisadora e era composto por 14 perguntas, onde era questionado a forma de sentar do aluno, a forma de retirar um objeto do chão, o tipo de mochila utilizada e qual a forma de carrega-la. As alternativas eram objetivas e/ou com imagens, possuíam aproximadamente cinco fotos com posições diferentes, de acordo com a pergunta e o aluno deveria assinalar um ‘’X’’ abaixo da imagem que correspondia as suas ações no dia a dia. Peso e altura corporal foram autodeclarados. Para avaliar a dor foi utilizado o Inventário de Dor de Becker. Resultados:A idade média dos estudantes foi de 25,3 +9,6 anos. O IMC médio foi de 25,12 +4,5 Kg/m2. De acordo com as respostas assinaladas no questionário, apenas 20% sentam na postura correta, 22% agacham corretamente e 67% utilizam a mochila corretamente. De acordo com o Inventário de Becker, 38% sentem dor na região dorsal, 30% sente dor no joelho, 30% na cervical e 27% na região lombar. Através dos resultados supracitados observou-se que uma grande parte dos estudantes não adota uma postura correta ao sentar e ao agachar para retirar algo do chão, já ao usar a mochila uma boa parte dos alunos usava de modo correto. Conclusão:Os resultados apresentaram alta prevalência de dor postural e estes podem estar relacionados com os hábitos posturais inadequado dos alunos. Conclui-se, portanto que é importante que profissionais da área da saúde, inclusive professores de educação física, estejam aptos a realizar avaliações posturais, e que esse procedimento seja realizado rotineiramente nas escolas.


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