Última alteração: 10-09-2019
Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de fonoaudiologia iniciou sua atuação no Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE) no primeiro semestre de 2018, promovendo atividades de estimulação da linguagem e motricidade orofacial. As sessões possuem abordagem interacionista e interdisciplinar, utilizando o vínculo e ludicidade como recurso terapêutico. Participam crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, em grupos diversos com objetivo de estimular e/ou adaptar habilidades limitadas e potencializar as já desenvolvidas. METODOLOGIA: Nas sessões foram realizadas atividades de formação de vínculo, organização da brincadeira, estimulação de condutas pré-simbólicas e simbólicas, comunicação alternativa, estimulação de expressividade e compreensão, além de orientações aos familiares e aos demais terapeutas de outras áreas. RESULTADOS: No espaço de integração e comunicação alcançou-se a interagibilidade e adaptação dos participantes no processo terapêutico, promovendo condições hábeis de aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fonoaudiologia esta há pouco tempo exercendo seu trabalho no Centro Interdisciplinar Estudos em Psicomotricidade Relacional, porém alcançou resultados significativos. Dessa forma conclui-se que a atuação fonoaudiológica em espaços de psicomotricidade relacional é de grande relevância e essencial para desenvolver estratégias terapêuticas e facilitar a linguagem e comunicação social dos participantes.