Última alteração: 28-10-2019
Resumo
Palavras-chave: experiência, interprofissionalidade, saúde.
INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) caracteriza-se por incentivar educação Interprofissional no âmbito da saúde. O programa promove e qualifica a integração entre ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde¹. Nesse âmbito é importante definir interprofissionalidade como: a união entre duas ou mais profissões, naquilo que há de comum entre elas, basicamente define-se como troca de experiências e vivências para o bem geral². METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a confecção de pré e pós testes, realizados pelos acadêmicos do grupo de vacinas do PET-Saúde da ULBRA. O grupo de vacinas da Ulbra é composto por 6 acadêmicos das áreas da saúde (medicina, enfermagem e biomedicina). Quando da formação do grupo de vacinas, os acadêmicos elaboraram o pré-teste, envolvendo questões pertinentes ao tema do grupo –vacina/ imunização, após a formação em EAD proposta pelo programa do PET-SAÚDE, foi realizado o pós-teste. Foi acrescentado às experiências, conceitos e estudos da base literária para embasamento teórico-prático. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os pré-testes e pós testes foram efetuados de maneira individual. Os resultados dos pré e pós testes foram analisados e compilados em grupo, de forma qualitativa e comparativa, onde cada acadêmico expos suas respostas. Após a exposição foi discutido a melhor forma de construção de cada resposta dos pré e pós testes e, a partir disso, foi realizada a tabulação das informações discutidas. De maneira didática e organizada foi possível reforçar os conceitos de imunização e interprofissionalidade. Esses aprendizados têm fundamental importância na formação acadêmica do futuro profissional, porque contribuem para que o aluno possa compreender o cenário da estrutura de vacinação em um município, no caso, de Canoas - RS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, pode-se ressaltar que o pré e pós teste realizado, proporcionou ao grupo perceber que a interação entre as diferentes áreas da saúde contribui de maneira fundamental para o aprendizado do futuro profissional, ou seja, foi possível vivenciar a interprofissionalidade.
REFERÊNCIAS:
¹BRASIL. Ms. Ministério da Saúde (Ed.). PET-Saúde/Interprofissionalidade. 2019. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/noticias/sgtes/45332-pet-saude-interprofissionalidade-inicia-atividades-da-nona-edicao>. Acesso em: 01 ago. 2019.
² CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface, Porto Alegre, p.2-3, 27 ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v22s2/1807-5762-icse-22-s2-1739.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2019.