Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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A LUDICIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Aline da Silva Kern, Maria Eduarda Pedroso Baseggio, Thiago Augusto Flores Chies, Thaís Fortes, Liandra Fritzen, Tainá Viégas da Silva Garcia, Brenda Kehl, Sinara Rech, Esther da Cunha Rodrigues, Thamires Stecker, Deisi Cristina Gollo Marques Vidor

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem, coordenado por uma fonoaudióloga e executado por acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia, iniciou uma parceria, no ano de 2017, com a Escola Municipal Heitor Villa Lobos, localizada no município de Porto Alegre buscando contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. O objetivo deste artigo é explorar a experiência de interação entre a equipe de Fonoaudiologia da UFCSPA e a comunidade escolar. Para que essa interação ocorra são agendadas reuniões com o corpo docente e suas equipes de supervisão, orientação e direção, tais reuniões servem para explicitar os objetivos do projeto e recolher demandas para sua atuação. Desta forma, busca-se atingir a interação entre a Fonoaudiologia e a Educação, no respeito às especificidades de cada área e no desejo e concretização de uma parceria que visa, em última análise, o sucesso escolar dos alunos. No início do trabalho, em 2017 cada um dos docentes atuantes nas turmas foi esclarecido a respeito do trabalho que seria realizado, inicialmente de avaliação das habilidades de linguagem oral e escrita dos alunos, para fins de diagnóstico, para, posteriormente, com base nos resultados obtidos, se dar a proposição de oficinas de prevenção para os temas elencados. A equipe tomou este cuidado por entender que um trabalho isolado da rotina e do planejamento escolar não surtiria o efeito desejado. O professor sempre foi peça fundamental na equipe e dele dependiam todas as decisões a serem tomadas em última instância. Embora esta primeira experiência, realizada nos anos de 2017 e 2018 não tenha apresentado dados objetivos de sua eficácia, tendo em vista a não realização das reavaliações, a avaliação qualitativa por parte dos professores foi extremamente positiva, o que nos possibilitou a continuidade do trabalho em 2019. O projeto, ao atuar em 12 turmas e auxiliar os professores na atualização de suas práticas pedagógicas, enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da fonoaudiologia. A experiência da atuação do projeto em âmbito escolar mostra grande relevância, uma vez que os resultados indicam melhora no desempenho escolar e na relação do Aprender e do Brincar dos alunos.


Texto completo: RESUMO