Última alteração: 09-10-2019
Resumo
Introdução: A mulher passa por diversas mudanças biopsicossociais na gestação, gerando assim muitas dúvidas. Um grupo de gestantes pode trazer conhecimentos, melhorar qualidade de vida materna e do futuro recém-nascido.
Objetivos: Descrever a experiência de uma equipe interdisciplinar em um grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde (UBS).
Métodos: Foram ofertados 8 encontros quinzenais às gestantes do território, no primeiro semestre de 2019, na Associação de Moradores junto à UBS União. Buscou-se a participação interdisciplinar de profissionais das áreas da Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
Resultados: Participaram duas usuárias por encontro, onde foram trabalhados os seguintes temas: gestação e o primeiro ano de vida do bebê. Entretanto, devido à pouca adesão das usuárias o grupo não concluiu o cronograma inicial, encerrando as atividades do primeiro semestre após somente quatro encontros.Conclusões finais: O grupo favoreceu um espaço de compartilhamento e construção de novos sentidos à esta fase de vida das mulheres, bem como fortaleceu as mudanças frente aos novos papéis sociais que esta mulher e sua família enfrentam. A partir desta experiência, enfatizamos a necessidade de ações para divulgar este grupo, objetivando maior adesão dos usuários.