Última alteração: 10-09-2019
Resumo
INTRODUÇÃO: A Liga do Trauma da ULBRA foi fundada em 2001 pelos acadêmicos da Medicina da Universidade Luterana do Brasil sob orientação do Professor Rogério Fett Schneider. Desde então, a Liga promove aulas teóricas e práticas para seus membros com o objetivo de complementar o ensino em trauma e desenvolver habilidades de liderança, organização, responsabilidade, resolução de problemas e de trabalho em equipe. O objetivo da liga é disseminar e aprofundar os conhecimentos dos acadêmicos acerca do assunto trauma.
METODOLOGIA: A Liga do Trauma possui membros efetivos, organizados em grupos, que executam diversos projetos relacionados à educação em trauma. Os membros se reúnem no mínimo uma vez ao mês para discutir sobre temas previamente estabelecidos, geralmente um capítulo de livro ou artigos científicos, e para realizar treinamento prático de condutas fundamentais na emergência médica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação a projetos fixos, temos em atividade: Samuzinho, Salvando Vidas e Internos da Cirurgia do Trauma. Além disso, contamos com três novos projetos, intitulados P.A.R.T.Y., Internos da Radiologia e C.A.P.E. Ademais, são ministradas palestras e cursos por professores convidados e ligantes em ambiente acadêmico e comunitário, como em postos de saúde e colégios, com o objetivo de levar informações a diferentes públicos com o intuito de treiná-los reconhecer e saber agir corretamente diante a situações de emergência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o trabalho desenvolvido pela Liga do Trauma, observamos nos ligantes além do aprimoramento do conhecimento em trauma, notória segurança e preparo ao enfrentar situações que exigem raciocínio rápido e intervenção imediata, condutas que muitas vezes são salvadoras de vida.