Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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RELATO DE UM PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Sílvia M. B. Santos

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Este trabalho relata o percurso formativo empreendido no Projeto de Extensão: “Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e Superior”, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da ULBRA- Cachoeira do Sul e integra a linha de extensão formação de professores, estando inserido no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. O objetivo comunitário consiste em qualificar a ação docente de professores da Educação Básica de Cachoeira do Sul, oportunizando atividades formativas; proporcionar integração universidade/escola/comunidade como pressuposto para o intercâmbio na produção e socialização do conhecimento; analisar a formação inicial e continuada de professores, oportunizando aprofundamento da temática e aperfeiçoamento das formações nas escolas; prestar serviço especializado à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de dialogicidade e de reciprocidade através de uma ação competente, responsável e comprometida com a docência e com a gestão. Como objetivos acadêmicos estão definidos: Identificar problemas educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva; investigar, analisar e refletir sobre a realidade e produzir saberes pedagógicos, mediando, planejando, executando e avaliando; propor estratégias inovadoras nos diversos ambientes educativos; investir na formação continuada com vistas ao atendimento das demandas sociais e educacionais; assumir postura ética, crítica e política em sua atuação profissional da Educação, desenvolvendo trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento. O projeto articula as funções básicas da Universidade: extensão, pesquisa e ensino, com a interface pesquisa nestes contextos escolares. O programa de Formação Inicial e Continuada de Professores apresenta resultados na qualificação do desempenho docente, através da formação continuada; melhoria da qualidade de ensino oferecida na educação básica e superior; incremento na produção científica dos docentes e acadêmicos; enriquecimento curricular na formação inicial, com a discussão de temática emergentes e na ótica de educadores de projeção nacional e internacional e fomentando a novas iniciativas e projetos na escola e universidade.


Texto completo: RESUMO