Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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O EMPODERAMENTO DA CULTURA DE PERIFERIA NO O AUTOCUIDADO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Laura Faleiro Kirchheim, Ana Paula Sotoriva, Julianne da Silva Costa, Milena Borniatti, Larissa Souza, Maurício Ribeiro, Ivanise Maders, Letícia Toriani, Luís Alexandre Chisini, Marcus Cristian Muniz Conde, Luís César Castro, Magali Teresinha Quevedo Grave

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: Com o propósito de promover saúde a partir do empoderamento de cada cidadão através  da cultura e saberes das comunidades inseridas no território, integrado ao Programa de Extensão Saúde e Qualidade de Vida, associado a Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES, o Projeto “A Cultura de Periferia para o Empoderamento e Autocuidado em Saúde” propõe ações para  o autoconhecimento e promoção à saúde vinculando as questões do empoderamento cultural e socioeconômico dos sujeitos. Metodologia: Tendo o reconhecimento da comunidade como porta-voz essencial em matéria de saúde e qualidade de vida, o Projeto tem como premissa a multiprofissionalidade no ambiente fundamentado em uma dinâmica dialógica e relacional a partir de intervenções realizadas com jovens entre 13 a 18 anos, previamente matriculados na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio. As ações, são realizadas por estudantes voluntários de diferentes cursos de graduação da UNIVATES. As ações realizadas no presente projeto partem das premissas do Arco de Maguerez, considerando as etapas de observação da realidade, definição dos pontos-chave, teorização e elaboração de pressupostas soluções para a execução de um plano estruturado de ação.  Resultados: Assente disso, a equipe de voluntários investiga as demandas dos jovens, com o propósito de estruturar estratégias para a promoção, proteção e recuperação da saúde, propondo ações que devem ser norteadas pelo eixo ação-reflexão-ação pautada na identificação de riscos, danos, necessidades e condições de vida que, possivelmente, influenciam a forma de adoecer dos sujeitos. Nas intervenções, foram propostas oficinas de composição de música, elencando a realidade e respeito em sociedade; a criação de coreografia de dança, pensando na cooperatividade e futuras apresentações, e “oficina de grafitar”, na qual os estudantes, com o auxílio de artista profissional, pintaram e fizeram arte expressiva em muros da escola.  Considerações Finais: Neste contexto, considera-se que o presente projeto está focado nas diretrizes que identificam o sentimento de pertencimento cultural e local dos cidadãos que, através da disseminação de ideias e arte, consegue criar uma relação da promoção a saúde e qualidade de vida, com a intervenção da interdisciplinaridade e multicultura.


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