Última alteração: 10-09-2019
Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades complementares vão além de uma oportunidade de interligar o conteúdo ministrado em sala de aula com experiências concretas vivenciadas na prática,1 elas consistem em cenários que possibilitam ao estudante o amadurecimento nas experiências profissionais da mesma forma que também desencadeiam autonomia de decisão.2 Na perspectiva de que o saber e o aprender são imperativos em qualquer curso, o Café Intensivo, projeto de extensão da Liga Acadêmica de Cuidados Intensivos da ULBRA, realiza atividades através de palestras de curta duração para os acadêmicos. OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos conhecimento otimizando o tempo sem prejuízo ao horário de aula. METODOLOGIA: Os acadêmicos preparam a aula a cada 15 dias com a supervisão da coordenadora docente sobre um assunto de terapia intensiva tendo esta aula duração de 30min antes do horário letivo do turno da manhã. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebe-se um aumento de procura dos discentes uma vez que não necessitam faltar aulas para a participação de um evento que gera horas complementares, além de diminuir o tempo ocioso no horário que precede o período letivo, concomitantemente melhora a pontualidade dos mesmo uma vez que eles estarão na universidade mais cedo do que o início das aulas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O café intensivo tem se
tornado um evento de grande aceitação dos acadêmicos e docentes. Nota-se que o fato de não ser realizado durante horário letivo é
um atrativo para que os discentes façam parte desse projeto, colaborando para a troca de conhecimentos entre os participantes.
1 ARAÚJO, Alisson Felipe Martins de. Atividades complementares: uma análise sobre o curso superior de tecnologia em gestão ambiental no IFPB campus João Pessoa – 2012 a 2016 – 2018
2 MONTEIRO, Daniel Silva; SOUZA, Bárbara Isabela Soares de; FILHO, Ari Lazzarotti. A busca pelos saberes sociais na formação de professores de Educação Física: uma análise das atividades complementares dos egressos da FEFD. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 164-175, nov. 2016. ISSN 2175-8042.