Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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CAFÉ INTENSIVO E A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO OCIOSO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Andreize de Freitas Ramos, Antoninho Teixeira Junior, Graciela Corrêa de Souza, Jonas Hantt Corrêa Lima, Lara dos Santos Rodrigues, Patricia Mara Guralski Secco, Sheila Beatris Kocchann, Sheila Rohrig, Martha Eliana Waltermann

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: As atividades complementares vão além de uma oportunidade de interligar o conteúdo ministrado em sala de aula com experiências concretas vivenciadas na prática,1 elas consistem em cenários que possibilitam ao estudante o amadurecimento nas experiências profissionais da mesma forma que também desencadeiam autonomia de decisão.2 Na perspectiva de que o saber e o aprender são imperativos em qualquer curso, o Café Intensivo, projeto de extensão da Liga Acadêmica de Cuidados Intensivos da ULBRA, realiza atividades através de palestras de curta duração para os acadêmicos. OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos conhecimento otimizando o tempo sem prejuízo ao horário de aula. METODOLOGIA: Os acadêmicos preparam a aula a cada 15 dias com a supervisão da coordenadora docente sobre um assunto de terapia intensiva tendo esta aula duração de 30min antes do horário letivo do turno da manhã. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebe-se um aumento de procura dos discentes uma vez que não necessitam faltar aulas para a participação de um evento que gera horas complementares, além de diminuir o tempo ocioso no horário que precede o período letivo, concomitantemente melhora a pontualidade dos mesmo uma vez que eles estarão na universidade mais cedo do que o início das aulas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O café intensivo tem se
tornado um evento de grande aceitação dos acadêmicos e docentes. Nota-se que o fato de não ser realizado durante horário letivo é
um atrativo para que os discentes façam parte desse projeto, colaborando para a troca de conhecimentos entre os participantes.

1 ARAÚJO, Alisson Felipe Martins de. Atividades complementares: uma análise sobre o curso superior de tecnologia em gestão ambiental no IFPB campus João Pessoa – 2012 a 2016 – 2018

2 MONTEIRO, Daniel Silva; SOUZA, Bárbara Isabela Soares de; FILHO, Ari Lazzarotti. A busca pelos saberes sociais na formação de professores de Educação Física: uma análise das atividades complementares dos egressos da FEFD. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 164-175, nov. 2016. ISSN 2175-8042.



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