Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - VALENTE
Cristiana Rezende Gonçalves Caneda, Deise Agne Souza Leal Mohr, Pauline Garske Baum, Laura Morais Machado

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO:  O Laboratório de Aprendizagem Significativa-Valente é um projeto de extensão do Curso de Psicologia/Campus Cachoeira do Sul. A proposta de extensão tem como função resgatar a capacidade de aprendizagem das crianças, oferecendo a elas um novo olhar acerca de suas capacidades e potencialidades. O trabalho iniciou em 2016, com foco na prevenção dos riscos do fracasso escolar e não para as condições já concretizadas (assim aconteceu nos anos de 2016, 2017, 2018 e agora 2019). Desde então, tem atendido várias escolas no munícipio, pois observa-se há necessidade de interlocutores para fazer a mediação nessa interação, uma vez que cada um sofre as consequências das falhas no processo da aprendizagem e escolarização. OBJETIVO: Prestar atendimento psicológico especializado visando o desenvolvimento emocional e a redução do fracasso escolar de crianças de 4 a 9 anos da comunidade escolar local. METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS: A equipe atualmente é composta por uma supervisora, uma coordenadora do projeto e cinco acadêmicas voluntárias. No total já foram atendidas doze (12) escolas por critério de localização e adesão ao projeto. O público-alvo composto de crianças da educação infantil, do ensino fundamental (1º ano), com seus respectivos professores e familiares. A metodologia do trabalho individual e/ou em grupo decorre do período de intervenção necessária na problemática da prevenção dos riscos de fracasso escolar. RESULTADOS: O projeto atendeu no primeiro semestre de 2019, quarenta e cinco crianças, de duas escolas de Educação Infantil, totalizando 38 encontros disponibilizados às crianças, dez aos professores e três aos pais. Para acompanhar a evolução ao longo dos encontros, foram utilizadas escalas de desenvolvimento emocional, visando a mensuração de comportamentos. Ainda através dos encontros com os pais e professores foram observadas mudanças positivas de comportamento e identificação de crianças que permanecem em risco de fracasso escolar. CONCLUSÕES FINAIS OU PARCIAIS: Dessa maneira, trabalha-se com uma proposta transformadora com todos os profissionais e familiares dessa rede para atingir um maior número de pessoas e não somente os ditos "alunos-problemas", alunos com dificuldades escolares ou então "com fracasso escolar". O ano de 2019 continua com o direcionamento da prevenção e as crianças da educação infantil continuarão a serem atendidas, agora no ensino fundamental (1º ano). Além disso, novas turmas da educação infantil estão iniciando, neste semestre, no projeto. Considera-se fundamental trabalho preventivos como esse ao longo do período da alfabetização (Ensino Fundamental) para que a prevenção primária e secundária avance. Por fim, conclui-se que o Valente encontra-se cumprindo seu papel social, bem como integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento Emocional- Risco de Fracasso Escolar - Prevenção.

 


Texto completo: RESUMO