Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) NO ENSINO DE CIÊNCIAS MODERNAS NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS
Jênifer Miritz Müller, Everton Bedin

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Com o avanço tecnológico e científico, faz-se necessário que o estudante possua contato com a ciência moderna nas disciplinas de ciências exatas, vista a carência desse estudo na formação básica do aluno. Essa tendência é justificada pela importância que esses tópicos possuem vista a aplicação e os impactos que a ciência moderna representa na atualidade, possibilitando que o professor relacione os temas científicos com o cotidiano do aluno, aguçando a curiosidade e o senso crítico do sujeito e incentivando, inclusive, alguns estudantes à carreira científica, beneficiando o desenvolvimento do país6. Segundo José Marques Póvoa (2004), hoje é consenso geral que um país em desenvolvimento só conseguirá equacionar seus problemas sociais, e ter chances de competir e sobreviver no mundo futuro, se investir em educação, ciência e tecnologia, procurando apropriar-se dos resultados da ciência para utilizá-los em benefício da sociedade2. Para suprir essa necessidade na educação, a Sequência Didática (SD) é uma excelente ferramenta de ensino, pois consiste em trabalhar um estudo junto com os alunos em uma série de etapas interligadas, a fim de potencializar o aprendizado do sujeito, podendo ser aplicado aos mais diversos conteúdos2. Com base nisso, esse trabalho visou estudar, analisar e interpretar diferentes SD que foram aplicadas em sala de aula, apontando para diversas maneiras que se pode trabalhar e desenvolver temas científicos à luz da SD. Para isso, foi realizada revisão teórica de artigos que aplicaram o método de SD com alunos de ensino médio. De acordo com os dados dos artigos345, constatou-se que a SD é um método efetivo e versátil para ser utilizado como ferramenta de ensino, pois possibilita ao professor desenvolver o conteúdo de acordo com o tempo e a necessidade da turma, podendo acrescentar atividades práticas para auxiliar na fixação do estudo e na constituição da argumentação crítica. Foi notado também que, apesar de existirem muitos artigos publicados sobre SD, poucos tratam sobre o desenvolvimento desta ferramenta didática na área de ciências modernas, o que aponta uma carência de estudos sobre instrumentos de ensino na área de ciências modernas e a real necessidade de trabalhos práticos e empíricos serem desenvolvidos sobre este assunto.


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