Última alteração: 10-09-2019
Resumo
O projeto de extensão odontológico e procedimentos bucomaxilofaciais em animais domésticos é uma atividade com objetivo de realizar procedimentos odontológicos em animais de tutores de baixa renda. É composto por alunos do curso de Medicina
Veterinária da ULBRA - Canoas que já tenham concluído a cadeira de odontologia veterinária. Ele ocorre semestralmente, todas as quartas-feiras, onde são selecionados 12 alunos sendo divididos em trios, no qual um trio realiza as consultas e os outros os procedimentos, acompanhados do professor, sendo a ordem alternada semanalmente, também composto por 6 alunos que já tenham cursado a cadeira de anestesiologia veterinária, onde ficam responsáveis pelos procedimentos anestésicos, no qual todas anestesias realizadas pelos mesmos são inalatórias, de modo em que ficam duplas por paciente. Antes do procedimento anestésico é realizado pelo professor responsável pelo mesmo o eletrocardiograma, os pacientes também fazem exames pré-operatórios como hemograma e bioquímicos.
A fístula infra – orbitária é uma lesão do quarto pré-molar superior com a formação de um abcesso, ocasionando a formação de uma fístula com extravasamento de líquido purulento ou inflamatório na região infra-orbitária. Tem como sinais clínicos aumento de volume da face, fístula nesta região, dor, edema e algumas vezes prurido. O diagnóstico é obtido através da anamnese, sinais clínicos, exame clínico e finalmente, radiografia intraoral com animal sob anestesia geral. O tratamento consiste em exodontia ou endodontia do quarto pré-molar superior, associado a administração de antimicrobianos e anti-inflamatórios pré e pós-operatório. Apresentando um prognóstico favorável quando diagnosticado e tratado de forma correta por profissionais capacitados.