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FALTÔMETRO: FERRAMENTA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA SUPERAR O ABSENTEÍSMO AMBULATORIAL
Última alteração: 10-09-2019
Resumo
Introdução: O absenteísmo ambulatorial é o não comparecimento de paciente em consultas previamente agendadas em unidades de saúde sem nenhuma notificação. Este é um assunto de crescente relevância devido ao grande número de pessoas aguardando por consultas, razão pela qual esse relato de experiência diz respeito a construção de um Faltômetro em uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família (UBS/ESF) no município de Esteio/RS. Objetivo: Partindo do entendimento de que esta ausência priva o acesso de outros pacientes de atendimento, além de causar transtornos financeiros e no fluxo da unidade, a elaboração do Faltômetro enquanto ferramenta de sensibilização da comunidade tem por objetivo amenizar o índice de absenteísmo de usuários previamente agendados, através da ampla divulgação de seus indicadores à população em geral. Metodologia: Inicialmente a gestão identificou o problema e suas principais causas; em sequência as residentes realizaram um levantamento da relação entre consultas agendadas e consultas não efetuadas por não comparecimento dos usuários no período correspondente aos últimos 30 dias; após, as informações foram sistematizadas e, então, foi confeccionado um cartaz informativo, contendo o total de consultas realizadas ao percentual de ausências não justificadas. O instrumento foi disponibilizado na recepção da Unidade de Saúde, em local onde todos os usuários têm visualização. Somado a isso, profissionais da Unidade e residentes realizam atividades de educação em saúde sobre o tema, vislumbrando a sensibilização da comunidade e a consequente amortização do problema. Resultados e Discussão: Essa ação tem como resultado esperado a minimização da privação de atendimentos, assim como de transtornos administrativos e financeiros, além de facilitar os processos de trabalho, através da consequente redução de filas de espera por agendamentos. Considerações: Sugere-se, que a Unidade siga utilizando a ferramenta para sensibilizar os usuários a responsabilizarem-se integralmente por sua saúde, inclusive, desmarcando as consultas agendadas cujo comparecimento não seja possível para que outras pessoas possam ter acesso e usufruir destes atendimentos.
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