Última alteração: 08-05-2019
Resumo
BARRETO, B. M. C.1; MOSTARDEIRO, L. R.2; PEREIRA, F. W. C.1; ALVES, F. B.1; MENDES, M.M2;
- Universidade Luterana do Brasil-ULBRA/RS
- Universidade Católica da Pelotas
Introdução: as transformações do ensino superior ocorrem para atender às demandas da sociedade. A educação médica requer novos saberes na educação. Assim, uma metodologia de ensino permite a participação ativa do discente, que pode realizar investigações no âmbito materno infantil. Objetivo: relatar a experiência de problematização sobre a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil, a partir da análise de investifações de óbito infantil e fetal utilizando os formulários propostos pelo Ministério da Saúde. Método: estudantes foram divididos em grupos e a docente distribuiu as fichas de investigação de óbito infantil e fetal, com um caso extraído da realidade para análise. Solicitou-se que fosse preenchida a ficha síntese, que continha a análise da evitabilidade do óbito, e possíveis falhas que ocorreram na assistência e no acesso da gestante aos serviços de saúde. Ao final, os estudantes deveriam propor ações de qualificação da atenção materna e infantil. Resultados: A partir do óbito analisado, ficaram evidenciados os problemas relacionados à assistência da gestante e os nós críticos da rede de atenção à saúde materna e infantil. Discussão e considerações finais: Essa metodologia permite ao discente reunir os conteúdos, refletindo sobre as práticas em saúde, dando atenção aos problemas prevalentes na sociedade.
Referências bibliográficas
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Palavras–chave
Saúde Materna; Saúde da Criança; Atenção à Saúde; Educação Superior;
Contato: Bruna Mirley Cavalcante Barreto ; mirleybarreto@hotmail.com
Universidade Luterana do Brasil