Última alteração: 15-05-2018
Resumo
JESUS, L. H.[1]; BERTAZZO, N. C.[2]; NUDELMANN, C. R. M.[3]
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Introdução: A visita domiciliar é uma atividade que permite aos estudantes de medicina adentrar na realidade do núcleo familiar. Nessa perspectiva, alunas do curso de Medicina da ULBRA realizaram visitas domiciliares a uma família de Canoas-RS. Descrição do caso: As estudantes realizaram visitas domiciliares a uma família, tendo como foco principal a mãe e o bebê. A mãe apresentou dúvidas e preocupações em relação à saúde da filha, demonstrando-se atenta a pequenas mudanças no comportamento. Percebeu-se nas primeiras visitas que o bebê apresentava um desenvolvimento um pouco atrasado em relação à fala. A família foi, então, orientada para estimular a fala da criança e houve melhora e aumento no vocabulário durante as visitas. Discussão e considerações finais: No decorrer das visitas, as estudantes perceberam a importância na percepção da realidade da família. Foram abordados assuntos importantes em relação à saúde do bebê e da família, realizando, assim, uma educação em saúde com resultados positivos. As visitas domiciliares foram importantes para as estudantes e para a família. A possibilidade de ter contato com pessoas em seus próprios ambientes, adentrando em suas realidades e medos, auxiliou de forma positiva na criação de uma conduta médica que demonstra empatia e interesse.
Referências Bibliográficas:
- BOWLBY, John. Uma base segura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
- GUTFRIEND, Celso; ET col. A obra de Salvador Celia. Porto alegre: Artmed, 2013
Palavras-chave: visita domiciliar; estudantes de medicina; vínculo mãe-bebê, educação em saúde.
[1]Luyze Homem de Jesus - luyzehomem@gmail.com;
[3]Carmen Nudelmann - crmnudelmann@gmail.com.