Eventos ULBRA, 19ª Semana do Bebê de Canela

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ATUAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NAS VISITAS DOMICILIARES NA COMUNIDADE E O IMPACTO NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ
Bruna Mirley Cavalcante Barreto, Helen Luize Hickmann, Renata Françóes Rostirolla, Valentina Pontes Jacociunas, Aline Vivian Groff

Última alteração: 16-05-2018

Resumo


Introdução: O acompanhamento de famílias durante visitas domiciliares permite observar o desenvolvimento infantil e as interações que repercutirão no crescimento do bebê. Objetivo: Através da observação, busca-se possibilitar ao aluno a compreensão da primeira infância e a relação mãe-bebê. Relato do caso: Foram realizadas seis visitas a uma mãe e uma criança de 2 anos, Davi, que mora com os pais, avós maternos e irmão. As estudantes trabalharam educação em saúde baseada em cartilhas sobre prevenção de acidentes. Nos encontros foram abordados assuntos como história familiar, hábitos do bebê e esclarecimentos de dúvidas da mãe. Foi observado apego seguro na relação mãe-bebê, contudo fatores de risco, pois Davi apresentava casos de otite, anemia e não falava, fator incomum para idade, pois segundo VYGOTSKY (1987), é no significado da palavra que a fala e o pensamento se unem verbalmente. Resultados: As visitas permitiram uma enriquecedora oportunidade para as estudantes aprimorarem seu contato com pacientes e promoverem saúde, auxiliando a família a modificar fatores de risco para o desenvolvimento infantil. Discussão e considerações finais: Foi sugerido que a mãe realizasse leitura e canção com o filho e que Davi pudesse verbalizar suas vontades, visando desenvolver fala imatura na criança.


Texto completo: RESUMO