Última alteração: 15-05-2018
Resumo
O projeto de extensão Brincando e Aprendendo da Universidade Feevale promove um espaço de brincadeiras a crianças internadas na pediatria do SUS de um hospital da região do Vale dos Sinos. É incontestável a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e, para os bebês, em especial, os Jogos Constituintes do Sujeito[1]. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências das extensionistas do curso de Psicologia no Projeto, a partir das ações desenvolvidas com bebês de 0 a 2 anos e suas mães. O método utilizado foi o relato de experiência. Foram construídos brinquedos, com o intuito de estimular brincadeiras como o “Cadê? Achou!”, na qual a criança pode fazer a mãe desaparecer e aparecer novamente, marcando um jogo de presença-ausência. As brincadeiras são realizadas na brinquedoteca do hospital ou no próprio leito da pediatria. Foram incentivadas brincadeiras entre mãe-bebê, fortalecendo o vínculo e psicoeducando sobre a função dos Jogos Constituintes no desenvolvimento do bebê. Foi possível assim, promover o bem-estar durante a internação e orientações acerca do brincar nos primeiros anos de vida. Verificou-se que as mães participantes tiveram uma boa aceitação das intervenções, demonstrando um encantamento com a resposta de seus bebês à brincadeira.
[1] JERUSALINSKY, J. A criação da criança: brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê. 2ª ed. Salvador, BA : Ágalma, 2014.