Última alteração: 15-05-2018
Resumo
Puberdade precoce (PP) é uma desordem neuroendócrina definida como o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários antes dos oito anos de idade nas meninas e, dos nove anos, nos meninos. Sua incidência é maior em meninas, cerca de 20:10.000, do que em meninos, 5:10.000, segundo pesquisa dinamarquesa entre 1993 e 2001.
H.M.G., feminina, com 1 ano e 2 meses de idade, apresentando broto mamário bilateral e pelos pubianos desde os sete meses de vida. Internou para equipe Gineco-endócrino para investigação do quadro. Cursou com exames dentro da normalidade sendo diagnosticada com pubarca e telarca precoce. Mantém acompanhamento ambulatorial, até o momento sem novas alterações. Não realizado teste de GnRH devido à idade inferior a 2 anos (alto índice de falso positivo).
Trata-se, geralmente, de uma condição benigna, mas pode ser o primeiro sinal de uma doença sistêmica, gerando grande ansiedade na família pela expectativa da variedade de patologias envolvidas, além do aspecto psicossocial. Isto leva a um conflito interno, com o meio social e familiar, tornando essas meninas diferentes de suas colegas. Além disso, elas estão mais expostas ao risco de abuso sexual. Por isso, a importância do diagnóstico e tratamento precoce.